DIABETES
- GABRIELA
- 27 de mar. de 2017
- 1 min de leitura
De acordo com a entrevista realizada com a técnica de enfermagem, Célia Herédia, a diabete é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no nosso sangue que é chamado hiperglicemia, ela ocorre devido os defeitos da secreção ou da ação do hormônio que se chama insulina, que o nosso pâncreas produz, e essa substancia é que faz que não tenhamos a diabetes, porem quando não produzido corretamente desenvolvemos a doença.
A função principal da insulina é promover a entrada da glicose de forma correta no nosso organismo, temos dois tipos principais da diabete, o tipo 1 e o tipo 2: o tipo 1 é quando o pâncreas não produz nada de insulina e ele é tratado somente com a aplicação de insulina. Já o tipo 2 é quando existe somente uma pequena ou grande deficiência nessa produção e é o tipo mais comum e o seu tratamento é feito com remédios ou até mesmo a aplicação de insulina.
Sintomas: vontade frequente de urinar, fome excessiva, emagrecimento muito rápido, cansaço e fraqueza. Se você estiver com esses sintomas deverá procurar um médico com urgência para ser tratado rápido, porque se a doença não for tratada, ela vai se evoluir para uma forma grave e pode ocasionar: perda de visão e coma.
Essa doença não é contagiosa, porém é genética, se alguém da sua família tem, você poderá desenvolvê-la futuramente.
Precaução: é a alimentação adequada e equilibrada porque tudo consumido em excesso faz mal.
Comments